É IMPORTANTE CONSIDERAR A QUALIDADE DE VIDA DOS SUÍNOS DO NASCIMENTO AO ABATE

imagem1

 

Quando tratamos do bem-estar dos suínos, é importante ponderar sobre todas as etapas do ciclo de produção, dedicando especial atenção para as fases de produção, transporte e abate.

 

O bem-estar animal é um tema que tem ganhado destaque junto da sociedade. Na cadeia da produção da carne suína, destaca-se o intenso trabalho realizado por empresas do segmento em equacionar os principais problemas relacionados ao tema, buscando soluções sustentáveis que contemplem a qualidade de vida dos animais sem afetar a rentabilidade do setor.

Na fase de produção, etapa em que os suínos permanecem na granja, destacam-se os esforços na transição para o alojamento coletivo de matrizes gestantes, a redução das práticas de manejo que causam dor (desgaste de dentes, corte de cauda, castração cirúrgica e a mossagem), a busca por melhorarias no conforto térmico em todas os setores das unidades (climatização), os cuidados especiais para recuperar os animais enfermos nas baias hospitais e os procedimentos na fase final da vida para os animais inviáveis (eutanásia).

Na fase de transporte, que pode ser entre as granjas (sítios) ou na etapa final entre as granjas e os abatedouros, são considerados os cuidados com o jejum, com a seleção dos animais aptos a serem transportados e a densidade na carga. Também devem ser considerados os impactos da qualidade dos veículos, dos equipamentos e dos pisos/rampas nos resultados esperados. A etapa de transporte, exige intenso planejamento, organização, capacitação e comprometimento dos envolvidos.

Na fase de indústria, o curto e importante período em que os animais esperam para serem abatidos pode colocar em risco os resultados das etapas anteriores caso não obedeçamos a critérios que enfoquem o bem-estar animal. Nesta etapa, a sincronia entre granja/transporte/indústria tem alta relevância. Ressalta-se as condições e o tempo de espera, a condução dos animais até a insensibilização, a insensibilização propriamente dita e a etapa final eu culmina com a sangria dos suínos.

Importante considerar que a capacitação das equipes é uma das chaves do sucesso de todos estes processos que primam pela melhoria dos cuidados com os animais.

 

Post anterior
MATERIAIS DE ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL PARA SUÍNOS
Próximo post
COMO OS SUÍNOS COMPROMETIDOS SÃO MANEJADOS NO DIA-A-DIA DAS GRANJAS?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia Mais

Conheça nossas redes sociais:

WhatsApp
Instagram
LinkedIn
YouTube
Menu
Podemos ajudar?