Bem-Estar Animal

A preocupação da sociedade com o bem-estar dos animais está cada vez mais intensa. Consequentemente, como profissionais da área de produção, necessitamos conduzir o diálogo sobre este tema de forma responsável, utilizando bases científicas e promovendo mudanças sustentáveis na forma de produzir, de transportar e de abater os animais. Neste sentido, um ingrediente essencial é o reconhecimento da senciência dos animais.

Bem-Estar dos Suínos

Este foi o primeiro livro brasileiro editado em português dedicado exclusivamente ao bem-estar dos suínos do nascimento ao abate. Resultado da parceria entre os autores Cleandro Dias, Caio Abércio e Xavier Manteca, entre as duas edições (2014 e 2016) foram 2500 exemplares distribuídos de forma gratuita.

Capítulos:

  1. Introdução
  2. Ética, direito e bem-estar dos animais
  3. Ciência do bem-estar animal
  4. Legislações de proteção e bem-estar animal
  5. Problemas de bem-estar em suínos
  6. Produção do suíno ibérico e bem-estar
  7. Relação entre bem-estar animal e lucratividade

Suinocultura, uma saúde e um bem-estar

De caráter estritamente técnico-científico, a publicação tem como objetivo divulgar conhecimento para os produtores de suínos, agroindústrias, universidades e outros atores do setor sobre assuntos importantes para o desenvolvimento e a sustentabilidade da atividade suinícola. 

Idealizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), a obra reúne destacados pesquisadores e profissionais da suinocultura brasileira e mundial. 

Trata-se de uma obra de consulta, que traz conhecimento técnicos, elaborados e organizados para contribuir com a capacitação dos produtores e técnicos do setor e, por extensão, com o desenvolvimento da atividade, dentro do conceito de uma saúde e um bem estar que será o pilar da produção nos próximos anos.

Projeto diálogos setoriais

Estratégias do SVO e setor privado para adoção de gestação coletiva de matrizes suínas. Este foi um projeto de cunho internacional do MAPA e da União Europeia sobre gestação coletiva de matrizes suínas no Brasil, com objetivo de contribuir para adoção sustentável deste modelo de produção de carne suína alinhado com os conceitos de bem-estar animal.

Como a migração para o sistema coletivo envolve alterações estruturais com impacto econômico e também mudanças de manejo, este tema tem gerado intensas discussões junto da cadeia produtiva. A Europa, através de normativas de proteção e bem-estar animal iniciou essa transição antes que o Brasil, e parte dessa história é descrita no relatório. No Brasil, de forma voluntária, muitas empresas anunciaram a transição para a gestação coletiva, estabelecendo prazos para a migração de seus planteis para esta nova concepção produtiva.

O relatório foi desenvolvido pelos peritos Cleandro Dias (Brasil) e Antonio Velarde Calvo (Europa).

Cartilhas boas práticas para o bem-estar na suinocultura

O MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – desenvolveu uma série de cartilhas sobre boas práticas para o bem-estar na suinocultura com o objetivo de difundir conhecimento técnico para uma cadeia que necessita estar em constante evolução para atender as demandas do mercado consumidor. As três cartilhas do MAPA sobre o bem-estar dos suínos foram desenvolvidas por consultores especializados nesses temas.

Transporte Legal de Suínos

O transporte de suínos consiste numa série de operações sequenciais que vão desde o planejamento na granja até a recepção no destino e podem afetar significativamente o bem-estar dos suínos e a rentabilidade da cadeia produtiva. Os fatores que influenciam o bem-estar animal durante o transporte e seus impactos econômicos foram estudados por algumas equipes no mundo. Cientificamente, pesquisadores brasileiros ocupam uma posição de destaque no tema de transporte, com a realização e publicação dos maiores e mais citados artigos científicos. A crescente e correta capacitação de pesquisadores e técnicos tem contribuído fortemente para as melhorias no bem-estar dos suínos.

Gestação coletiva de matrizes suínas

Essa cartilha trata da transição do sistema de gestação individual para gestação coletiva, contém os diferentes modelos de alojamento em grupo com suas vantagens e desvantagens, orientando o setor na decisão das melhores escolhas para sua realidade tanto para adequações de granjas em atividade como em novos projetos.

Maternidade suína

Essa cartilha trata das boas práticas de manejo do pré-parto até o desmame dos leitões, como também os cuidados com as matrizes, aborda os prós e contras do modelo tradicional e dos novos modelos de maternidade em desenvolvimento.

Eutanásia de suínos em granjas

Trata dos métodos possíveis de serem aplicados em condições de granja, da orientação dos profissionais que realizam esta prática de forma humanitária, apoiando o setor nas melhores decisões quando a esse tema.

Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA fundada como OIE), exerce um papel importante nas mudanças em prol da melhoria da qualidade de vida dos animais, propondo uma série de padrões (standards) descritos no Código Sanitário para Animais Terrestres.

Os standards de bem-estar animal da OMSA são elaborados com fortes bases científicas e servem para harmonizar o tratamento recebido pelos animais em diferentes condições climáticas e produtivas.

O capítulo da OMSA dedicado ao bem-estar dos suínos nos sistemas produtivos foi concluído em 2018 e passou a ser a referência para mais de 180 países signatários desta entidade.

Grupo de trabalho da OMSA em bem-estar de suínos na fase de produção (OIE Ad Hoc Group on Animal Welfare and Pig Production Systems).

Faça download do Capítulo 7.13 da OIE e outras publicações

Conheça nossas redes sociais:

WhatsApp
Instagram
LinkedIn
YouTube
Menu
Podemos ajudar?